domingo, 31 de maio de 2020

REDAÇÃO PARA O 2* ANO



LEIA O CARTAZ A SEGUIR E RESPONDA AS QUESTÕES PROPOSTAS NO CADERNO



1-Qual é o objetivo desse cartaz?
2-Que tipos de linguagens são usados no cartaz?
3-Que elementos visuais do cartaz podem indicar que ele faz parte de uma campanha institucional?
4-Como você interpreta a imagem do cartaz?

5-Releia a mensagem a seguir. Observe que ela é organizada em um período composto por duas orações: Defenda a vida, denuncie a homofobia.
a)Como as orações desse período estão separadas?
b)Qual a função dessas duas orações no texto?
c)A ordem dessas orações pode ser alterada sem prejuízo do sentido original do período? Explique.
VAMOS AO CONCEITO

Leia mais alguns exemplos de orações coordenadas:
PERÍODO COMPOSTO POR COORDENAÇÃO



O período composto por coordenação apresenta simplesmente duas ou mais orações independentes. Dito de outra forma, uma oração coordenada não exerce uma função sintática em relação à outra oração do período.

Você pode estar se perguntando: mas por que juntar orações se elas são independentes? Isso acontece de acordo com a intenção do autor de um texto, que pode juntar duas ou mais orações em um período para que a somatória delas ajude a construir uma informação mais precisa e adequada ao seu propósito.

 

Exemplo: Os sócios discutiram o plano econômico, votaram o orçamento e encerraram a reunião.

 

No exemplo acima, as duas primeiras orações estão ligadas por uma vírgula, mas a terceira foi ligada à anterior com a conjunção e.

 

As orações coordenadas que não são ligadas por conjunções são chamadas de assindéticas.


Exemplo: A tempestade derrubou árvores, destelhou casas, alagou ruas.


As orações coordenadas iniciadas por conjunção são chamadas de sindéticas.

Há vários tipos de conjunções que podem iniciar uma oração coordenada. São as conjunções coordenativas


Vejamos as principais:

a)       Aditivas: e, nem, não só...mas também, não apenas... mas ainda etc.;
Exemplo: A tempestade derrubou árvores e alagou ruas.

b)       Adversativas: mas, porém, todavia, contudo, entretanto, no entanto etc.;
Exemplo: A tempestade derrubou árvores, mas não alagou ruas.

 c)    Alternativas: ou, ou...ou, ora...ora, já...já, quer...quer etc.;
 Exemplo: A tempestade ora derrubava árvores, ora alagava ruas.

 d)    Conclusivas: logo, portanto, por isso, pois, de modo que etc.; 
Exemplo: Ele é mais forte, portanto tem mais chances de vencer a prova.

e)    Explicativas: pois, porque, que etc.
Exemplo: Ele tem mais chances de vencer a prova, porque é mais forte.

Porém, observe a seguinte frase:

Ex: Ele faz as compras e quem paga a conta sou eu.

Nesse período, o e, em vez de fazer a função de conjunção aditiva, equivale a mas, ou seja, tem função adversativa. 
Esse tipo de mudança de função acontece também com outras palavras, como um pronome pessoal que pode exercer função de pronome possessivo (Exemplo: Roubou-me o coração).

 Isso indica que para classificar uma oração coordenada não basta decorar os tipos de conjunções: é necessário analisar todo o período, percebendo as relações que ali se estabeleceram.

Fiquem atentos às relações entre orações coordenativas para desenvolver textos com bom nível de coerência e de coesão!

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