LEIA O CARTAZ A SEGUIR E RESPONDA AS QUESTÕES PROPOSTAS NO CADERNO
1-Qual é o objetivo desse
cartaz?
2-Que tipos de linguagens
são usados no cartaz?
3-Que elementos visuais do
cartaz podem indicar que ele faz parte de uma campanha institucional?
4-Como
você interpreta a imagem do cartaz?
5-Releia a mensagem a
seguir. Observe que ela é organizada em um período composto por duas orações: Defenda a vida, denuncie a homofobia.
a)Como as orações desse
período estão separadas?
b)Qual a função dessas duas
orações no texto?
c)A ordem dessas orações
pode ser alterada sem prejuízo do sentido original do período? Explique.
VAMOS AO CONCEITO
Leia mais alguns exemplos de orações coordenadas:
PERÍODO
COMPOSTO POR COORDENAÇÃO
O
período composto por coordenação apresenta simplesmente duas ou mais orações
independentes. Dito de outra forma, uma oração coordenada não exerce uma função
sintática em relação à outra oração do período.
Você
pode estar se perguntando: mas por que juntar orações se elas são
independentes? Isso acontece de acordo com a intenção do autor de um texto, que
pode juntar duas ou mais orações em um período para que a somatória delas ajude
a construir uma informação mais precisa e adequada ao seu propósito.
Exemplo:
Os sócios discutiram o plano econômico, votaram o orçamento e encerraram
a reunião.
No
exemplo acima, as duas primeiras orações estão ligadas por uma vírgula, mas a
terceira foi ligada à anterior com a conjunção e.
As
orações coordenadas que não são ligadas por conjunções são chamadas de
assindéticas.
Exemplo:
A tempestade derrubou árvores, destelhou casas, alagou ruas.
As
orações coordenadas iniciadas por conjunção são chamadas de sindéticas.
Há
vários tipos de conjunções que podem iniciar uma oração coordenada. São as
conjunções coordenativas
Vejamos
as principais:
a) Aditivas: e,
nem, não só...mas também, não apenas... mas ainda etc.;
Exemplo: A tempestade
derrubou árvores e alagou ruas.
b) Adversativas:
mas, porém, todavia, contudo, entretanto, no entanto etc.;
Exemplo: A tempestade
derrubou árvores, mas não alagou ruas.
c) Alternativas: ou, ou...ou, ora...ora, já...já, quer...quer etc.;
Exemplo: A tempestade ora derrubava árvores, ora alagava ruas.
d) Conclusivas: logo, portanto, por isso, pois, de modo que etc.;
Exemplo: Ele é mais forte, portanto tem mais chances de vencer a prova.
e) Explicativas:
pois, porque, que etc.
Exemplo: Ele tem mais chances de vencer a prova, porque é
mais forte.
Porém, observe a seguinte frase:
Ex: Ele faz as compras e quem paga a conta sou eu.
Nesse período, o e, em vez de fazer a função de
conjunção aditiva, equivale a mas, ou seja, tem função adversativa.
Esse
tipo de mudança de função acontece também com outras palavras, como um pronome
pessoal que pode exercer função de pronome possessivo (Exemplo: Roubou-me o
coração).
Isso indica que
para classificar uma oração coordenada não basta decorar os tipos de
conjunções: é necessário analisar todo o período, percebendo as relações que
ali se estabeleceram.
Fiquem atentos às relações entre orações coordenativas para desenvolver textos com bom nível de coerência e de coesão!
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