Para alcançar nota 1000 na redação do Enem é preciso finalizar seu texto em grande estilo!
A conclusão é o encerramento
do texto, a parte em que as ideias que foram apresentadas ao longo da
produção devem ser finalizadas.
Sabendo que a conclusão deve
estar relacionada às ideias que foram discutidas nas outras partes do texto, ela
deve ser planejada desde o início da produção textual, de modo a
ter coerência com o restante do que foi dito.
No
texto dissertativo-argumentativo, a conclusão, em geral, deve apresentar um
apanhado das ideias debatidas anteriormente, ou seja, ela é construída
por meio da síntese. As ideias que foram apresentadas ao longo do
texto – citadas na introdução e
exploradas no desenvolvimento (ou argumentação) – devem ser retomadas, de modo a
indicar os principais pontos da discussão realizada, com o objetivo de reafirmar a tese.
Ou
seja, todo esse movimento de síntese tem o intuito de relembrar qual é o ponto
de vista defendido sobre certo tema e, assim, favorecer o mecanismo de
persuasão do leitor do texto. Além disso, a conclusão deve propor uma
solução para o problema em questão, mediante a elaboração de uma proposta
de intervenção.
No
ENEM, a proposta de intervenção, para alcançar a nota máxima, deve ser composta
por quatro elementos: as ações necessárias para resolver o problema (o quê?), os agentes
sociais responsáveis por elas (quem?),
o modo de efetivar as medidas sugeridas (como?)
e os efeitos esperados (para
quê?).
Além
de responder a essas quatro perguntas, ainda é esperado, para a nota máxima,
que o candidato faça um detalhamento
da proposta, falando mais sobre como as ações sugeridas farão
efeito ou sobre como sua efetivação ocorrerá.
RESUMINDO:
Uma boa conclusão
deve:
Ø Reafirmar o posicionamento/ Tese
Ø Relacionar-se ao assunto
Ø Relacionar-se à tese
Ø Apresentar proposta de intervenção que respeite os direitos humanos
Uma boa proposta
de intervenção deve apresentar claramente os seguintes elementos:
Ø Ação: o que
deve ser feito de forma prática
Ø Agente: quem irá executar
a ação
Ø Meio/Modo: estratégia
para colocar em prática a ação
Ø Efeito: qual será
o impacto da ação na questão discutida
1) Ação interventiva – O
QUE deve ser feito de forma PRÁTICA.
Seja direto,
prático.Materialize essa ação de forma que pareça REAL e possível.
Exemplo:
Portanto, indubitavelmente, medidas são necessárias
para resolver esse problema. Cabe ao Ministério da Educação criar um projeto
para ser desenvolvido nas escolas, o
qual promova palestras, (...)
Diante dos fatos supracitados, faz-se necessário
que a Escola promova a formação de cidadãos que respeitem as diferenças e
valorizem a inclusão, por intermédio (...)
CUIDADO COM A AÇÃO NULA
Ação interventiva –NULA
Não é possível colocar em
prática, é apenas subjetiva.
Exemplos:
Portanto, é dever da família mudar os filhos para
que não sejam preconceituosos (...)
Diante dos fatos mencionados, o governo, junto ao
Ministério da Educação, devem resolver o problema da melhor forma possível e
alterar essa realidade. (...)
É dever da escola ensinar o respeito às diferenças
e não permitir o bullying. (...)
Todos devemos buscar mudanças, assim o mundo será
melhor.
2)Agente –QUEM irá executar tal
ação?
Exemplo:
Portanto, indubitavelmente, medidas são necessárias
para resolver esse problema. Cabe ao Ministério da Educação criar um
projeto para ser desenvolvido nas escolas o qual promova palestras, (...) Thaís
Fonseca Lopes de Oliveira
Diante dos fatos supracitados, faz-se necessário que a Escola promova a formação de cidadãos (...).
Além disso, é imprescindível que o Poder Público destine maiores investimentos à capacitação de profissionais da educação especializados (...) .
Ademais, cabe também ao Estado incentivar (...). Isabella Barros Castelo Branco, do Piauí
CUIDADO COM O AGENTE NULO
AGENTE NULO
O elemento sugerido não é
possível de ser “materializado”. Não é prático ou direto.
Exemplos:
Todos devemos nos unir e
lutar contra o preconceito.
As pessoas precisam mudar
o jeito de pensar.
Ninguém se preocupa com o
futuro do país.
Faça a diferença onde
for!
Outros exemplos –Alguém,
ninguém, alguns, uns, uns e outros, você; Nós, nós (oculto), alguns de nós,
todos nós, a gente –desde que não especificados; Verbo no modo imperativo
–desde que não haja vocativo.
3) Modo/meio–estratégia, como será
colocada em prática? Por meio de qual ação? Esse elemento está interligado com
a AÇÃO, é ele que revela se a sugestão é prática/concreta ou não.
Exemplo:
Portanto,
indubitavelmente, medidas são necessárias para resolver esse problema. Cabe ao
Ministério da Educação criar um projeto para ser desenvolvido nas escolas o
qual promova palestras, apresentações artísticas e atividades lúdicas a respeito
do cotidiano e dos direitos dos surdos. –(...).
Diante
dos fatos supracitados,faz-se necessário que a Escola promova a formação de
cidadãos que respeitem às diferenças e valorizem a inclusão, por intermédio
de palestras, debates e trabalhos em grupo, que envolvam a família, a respeito
desse tema, (...)
Ademais, cabe também ao Estado incentivar a contratação de deficientes por empresas privadas, por meio de subsídios e Parcerias Público-Privadas,objetivando a ampliar a participação desse grupo social no mercado de trabalho. (...)
Ademais, cabe também ao Estado incentivar a contratação de deficientes por empresas privadas, por meio de subsídios e Parcerias Público-Privadas,objetivando a ampliar a participação desse grupo social no mercado de trabalho. (...)
4) Efeito–para qual finalidade?
Quem será beneficiado (sociedade)?Quais os RESULTADOS pretendidos com essa
ação?
Exemplo:
Ademais,
cabe também ao Estado incentivar a contratação de deficientes por empresas
privadas, por meio de subsídios e Parcerias Público-Privadas, objetivando a
ampliar a participação desse grupo social no mercado de trabalho. Dessa
forma, será possível reverter um passado de preconceito e exclusão,narrado
por Machado de Assis e ofertar condições de educação mais justas a esses
cidadãos. (interligação com o 1º parágrafo).
Fique atento a algumas sugestões para a elaboração
da proposta de intervenção.
Mais algumas dicas para fazer uma boa conclusão!!!
Assista mais um vídeo ⇓⇓⇓
Para dar um show na sua proposta de intervenção
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