domingo, 17 de maio de 2020

Atenção 2* Ano!!! Hora de finalizar a redação!!!

Para alcançar nota 1000 na redação do Enem é preciso finalizar seu texto em grande estilo! 







Conclusão nota 1000 
A conclusão é o encerramento do texto, a parte em que as ideias que foram apresentadas ao longo da produção devem ser finalizadas.
Sabendo que a conclusão deve estar relacionada às ideias que foram discutidas nas outras partes do texto, ela deve ser planejada desde o início da produção textual, de modo a ter coerência com o restante do que foi dito.
No texto dissertativo-argumentativo, a conclusão, em geral, deve apresentar um apanhado das ideias debatidas anteriormente, ou seja, ela é construída por meio da síntese. As ideias que foram apresentadas ao longo do texto –  citadas na introdução e exploradas no desenvolvimento (ou argumentação) – devem ser retomadas, de modo a indicar os principais pontos da discussão realizada, com o objetivo de reafirmar a tese
Ou seja, todo esse movimento de síntese tem o intuito de relembrar qual é o ponto de vista defendido sobre certo tema e, assim, favorecer o mecanismo de persuasão do leitor do texto. Além disso, a conclusão deve propor uma solução para o problema em questão, mediante a elaboração de uma proposta de intervenção.
No ENEM, a proposta de intervenção, para alcançar a nota máxima, deve ser composta por quatro elementos: as ações necessárias para resolver o problema (o quê?), os agentes sociais responsáveis por elas (quem?), o modo de efetivar as medidas sugeridas (como?) e os efeitos esperados (para quê?).
Além de responder a essas quatro perguntas, ainda é esperado, para a nota máxima, que o candidato faça um detalhamento da proposta, falando mais sobre como as ações sugeridas farão efeito ou sobre como sua efetivação ocorrerá.
RESUMINDO:

Uma boa conclusão deve:

Ø  Reafirmar o posicionamento/ Tese
Ø  Relacionar-se ao assunto
Ø  Relacionar-se à tese
Ø  Apresentar proposta de intervenção que respeite os direitos humanos

Uma boa proposta de intervenção deve apresentar claramente os seguintes elementos:

Ø  Ação: o que deve ser feito de forma prática
Ø  Agente: quem irá executar a ação
Ø  Meio/Modo: estratégia para colocar em prática a ação
Ø  Efeito: qual será o impacto da ação na questão discutida

1) Ação interventiva – O QUE deve ser feito de forma PRÁTICA.
Seja direto, prático.Materialize essa ação de forma que pareça REAL e possível.

Exemplo:
Portanto, indubitavelmente, medidas são necessárias para resolver esse problema. Cabe ao Ministério da Educação criar um projeto para ser desenvolvido nas escolas, o qual promova palestras, (...)

Diante dos fatos supracitados, faz-se necessário que a Escola promova a formação de cidadãos que respeitem as diferenças e valorizem a inclusão, por intermédio (...)

CUIDADO COM A AÇÃO NULA

Ação interventiva –NULA

Não é possível colocar em prática, é apenas subjetiva.

Exemplos:
Portanto, é dever da família mudar os filhos para que não sejam preconceituosos (...)

Diante dos fatos mencionados, o governo, junto ao Ministério da Educação, devem resolver o problema da melhor forma possível e alterar essa realidade. (...)

É dever da escola ensinar o respeito às diferenças e não permitir o bullying. (...)
Todos devemos buscar mudanças, assim o mundo será melhor.


2)Agente –QUEM irá executar tal ação?

 Exemplo:
Portanto, indubitavelmente, medidas são necessárias para resolver esse problema. Cabe ao Ministério da Educação criar um projeto para ser desenvolvido nas escolas o qual promova palestras, (...) Thaís Fonseca Lopes de Oliveira

Diante dos fatos supracitados, faz-se necessário que a Escola promova a formação de cidadãos (...). 

Além disso, é imprescindível que o Poder Público destine maiores investimentos à capacitação de profissionais da educação especializados (...) .

Ademais, cabe também ao Estado incentivar (...). Isabella Barros Castelo Branco, do Piauí

CUIDADO COM O AGENTE NULO

AGENTE NULO
O elemento sugerido não é possível de ser “materializado”. Não é prático ou direto.

Exemplos:
Todos devemos nos unir e lutar contra o preconceito.
As pessoas precisam mudar o jeito de pensar.
Ninguém se preocupa com o futuro do país.
Faça a diferença onde for!

Outros exemplos –Alguém, ninguém, alguns, uns, uns e outros, você; Nós, nós (oculto), alguns de nós, todos nós, a gente –desde que não especificados; Verbo no modo imperativo –desde que não haja vocativo.


3) Modo/meio–estratégia, como será colocada em prática? Por meio de qual ação? Esse elemento está interligado com a AÇÃO, é ele que revela se a sugestão é prática/concreta ou não.

Exemplo:

Portanto, indubitavelmente, medidas são necessárias para resolver esse problema. Cabe ao Ministério da Educação criar um projeto para ser desenvolvido nas escolas o qual promova palestras, apresentações artísticas e atividades lúdicas a respeito do cotidiano e dos direitos dos surdos. –(...).

Diante dos fatos supracitados,faz-se necessário que a Escola promova a formação de cidadãos que respeitem às diferenças e valorizem a inclusão, por intermédio de palestras, debates e trabalhos em grupo, que envolvam a família, a respeito desse tema, (...) 
Ademais, cabe também ao Estado incentivar a contratação de deficientes por empresas privadas, por meio de subsídios e Parcerias Público-Privadas,objetivando a ampliar a participação desse grupo social no mercado de trabalho. (...)


4) Efeito–para qual finalidade? Quem será beneficiado (sociedade)?Quais os RESULTADOS pretendidos com essa ação?

Exemplo:

Ademais, cabe também ao Estado incentivar a contratação de deficientes por empresas privadas, por meio de subsídios e Parcerias Público-Privadas, objetivando a ampliar a participação desse grupo social no mercado de trabalho. Dessa forma, será possível reverter um passado de preconceito e exclusão,narrado por Machado de Assis e ofertar condições de educação mais justas a esses cidadãos. (interligação com o 1º parágrafo).

Fique atento a algumas sugestões para a elaboração da proposta de intervenção.
  



Mais algumas dicas para fazer uma boa conclusão!!!



Assista mais um vídeo ⇓⇓⇓
Para dar um show na sua proposta de intervenção

Nenhum comentário:

Postar um comentário