sábado, 28 de março de 2020

Sobre o estilo literário Barroco...

Acesse o link para fazer um tour virtual pela igreja de São Francisco em Salvador, exemplo da arquitetura barroca.


Resuminho básico sobre o Barroco ⇓⇓⇓




Caravaggio foi um dos maiores artistas do barroco italiano que viveu no século XVI. Dono de uma personalidade forte e um estilo extravagante, grande parte de sua obra chocou a sociedade.Sua pintura foi considerada revolucionária para a época, seja nas técnicas utilizadas, seja nas pessoas retratadas.


HORA DE PRATICAR!!!



Deixe seus comentários aqui⇩⇩⇩

27 comentários:

  1. Gledison Queiroz, 2° B Integral

    Atividade 1 :

    O Barroco foi um movimento literário que dominou a Europa no século XVII. Esse movimento se desenvolveu durante a Contrareforma da Igreja Católica. Outros acontecimentos importantes foram o Concílio de Trento, a Companhia de Jesus e a Inquisição. Assim, as produções artísticas da época, que eram voltadas, por exemplo, para a arquitetura, pintura e escultura, desejavam propagar a fé católica.
    As principais características que marcaram esse período foram: arte rebuscada e exagerada, obscuridade e o barroco literário, que se dividia entre cultismo e conceptismo. No Brasil, os principais autores e artistas foram Bento Teixeira, Gregório de Matos e Aleijadinho.

    Atividade 2 :

    1- R: Apresenta que se caracteriza como um grande pecador, pedinte da misericórdia de Deus, que demonstra dedicação em salvá-lo.

    2- R: O arrependimento. O autor afirma que Deus deve ouvir o pedido/gemido daquele que peca, abrandando sua ira.

    3- R: Sim. Percebe-se no poema uma atitude chantagista, onde, em vez de suplicar o perdão de Deus, há uma certa ideia de "cobrar" a piedade do divino. E caso Deus não o perdoasse, suas atitudes seriam contraditórias aos ideais bíblicos.

    4- R: Significa que o pecador é representado por uma ovelha (alma desgarrada, que praticou o pecado), que recebeu o perdão de Deus.

    5- R: culpa e perdão / ofendido e lisonjeado / ira e abranda.

    6- R: Apresenta as duas características. Conceptista por utilizar um emprego de uma parábola e um jogo de ideias argumentativos. E cultista pela utilização de antíteses e outras figuras de linguagem.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Guilherme Silva, 2° A Regular

    Síntese
    Barroco é um estilo literário que ocorreu em um momento de conflito entre duas doutrinas, a racional e humanista e a da igreja. Esse atrito sugere um cenário antagônico onde ideais opostos (luz x sombra, razão x fé, corpo x alma, etc) são conciliados por meio de uma arte, o Barroco, consequentemente sendo utilizado como ferramenta para evidenciar esse contraste, vemos o uso de figuras de linguagens, antíteses e paradoxos, além disso o estilo é caracterizado pelo uso do pessimismo, dinamismo e o rebuscamento.

    •Marco inicial do barroco em Portugal: Morte de Dom Sebastião, morte de Camões; Portugal ser domínio da Espanha.
    •Marco inicial do Barroco no Brasil: Poema épico "Prosopopéia" de Bento Teixeira.

    •Contexto histórico do barroco em Portugal:
    Reforma protestante liderada por Martinho Lutero.
    •Contexto histórico do Barroco no Brasil: Brasil colônia de Portugal; Salvador como sede e capital da administração.

    Dentre os autores que se destacaram no barroco no podemos citar Gregório de Matos, também conhecido como "boca do inferno" e Padre Antônio Vieira.

    Estilos do barroco
    • Cultismo (predomínio na poesia): Rebuscamento vocabular, teor descritivo, neologismos, figuras de linguagem (metáforas, antíteses, sinestesias).
    • Conceptismo (predomínio na prosa): Intenção educativa pelo convencimento e raciocínio lógico, teor argumentativo, valorização do conteúdo.

    Atividade
    1- O fato dele precisar do perdão do senhor.
    2- O arrependimento. "Se basta a vós irar tanto um pecado/ a abrandar-vos sobeja um só gemido:/ que a mesma culpa, que vos há ofendido/ vos tem para o perdão lisonjeado".
    3- Sim, "perder a vossa ovelha a vossa glória."
    4- a) Uma pessoa pecadora
    5- Delinquido e empenhado, irar e abrandar, culpa e perdão.
    6- Cultista.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ótima análise...Só uma observação...Questão 6-Nesse poema Gregório utiliza tanto o conceptismo ( estrutura argumentativa), quanto o cultismo ( linguagem rebuscada)

      Excluir
  4. O Barroco é um estilo que dominou a arquitetura, a pintura, a literatura e a música na Europa do século XVII. Surgiu no final do Renascimento e manifestava-se através de grande ostentação e extravagância entre os grupos beneficiados pelas riquezas da colonização.

     Era uma  arte que desejava propagar a fé católica .Em época nenhuma teve uma enorme produção de igrejas, estátuas de santos, monumentos e etc como no século XVII. Era uma arte rebuscada e exagerada tinha  valorização em cada detalhe, dualismo e contradições , obscuridade, complexidade e sensualismo, surgiu também o barroco literário: cultismo e conceptismo.

     O Barroco na Europa teve a Itália como o berço do renascimento e da arte barroca onde vários artistas se destacaram, não só na Itália mais em outros países da Europa. Como Caravaggio que pintou temas religiosos onde explorava o contraste entre luz e sombras. Destacam-se: "A Captura de Cristo", "Flagelação de Cristo", "A Morte da Virgem", "A Ceia de Emaús", "Davi com a cabeça de Golias", "Flagelação de Cristo".

    Em Portugal o Barroco vai de 1508 a 1756. Padre Antônio Vieira é o principal autor do Barroco literário em Portugal, mas passou a maior parte de sua vida no Brasil sua principal obra foi "Os Sermões", constituem um mundo rico e contraditório. Revelam sua inteligência voltada para as coisas sacras e, simultaneamente, para a vida social portuguesa e brasileira.

    Já no Brasil o Barroco foi introduzido pelos  jesuítas, no fim do século XVI. Mais depois de algum tempo, se generalizou nos grandes centros de produção açucareira, principalmente  na Bahia, através das igrejas. Depois da Bahia esse estilo atingiu a província de Minas Gerais foi ali que Aleijadinho (1738-1814) elaborou uma arte profundamente nacional.

    Atividade 
    1-Na primeira estrofe há um elo entre tese e antítese – consciência do pecado e busca da salvação – é a idéia de que quanto mais há pecados mais há empenho, da parte de Deus para o perdão. 

    2- O arrependimento. Deus deve ouvir “o gemido” do pecador – toda a ira de Deus se abranda, e conseqüentemente a mesma culpa que gerou tanta ira, transforma-se em motivo de salvação. 


    3- Sim. Faz algumas chantagens emocionais com Deus, tentando se salvar, pedindo que o acolha com "brandura de um pai...", e nessa hora que ele espera a misericórdia de Deus. 

    4-  O eu-lírico refere-se a uma alma pecadora que Jesus resgatou com seu perdão. Ele fala  que se Jesus não perdoá-lo, ele, Jesus, perderá sua glória.

    5- Basta sobeja, irar abrandar, tanto um só, culpa perdão, ofendido lisonjeado. Esses exemplos 
    acentua a ideia de extrema ira e extrema clemência do Senhor.

    6- Ambos. Conceptista: O autor argumenta o seu  jogo de idéias transmite uma mensagem indireta. Porém tem a inversão da ordem natural das palavras. Portanto vemos muitas antíteses numa mesma frase como duas palavras ou dois pensamentos de sentido contrário.

    ResponderExcluir
  5. Primeira atividade

    O movimento barroco ocorreu no final do século XVI até metade do século XVII. Nesse período a Europa passva por um grande conflito. A Igreja havia sido
    questionada pelas reformas protestantes.O barroco veio em defesa da Igreja Católica, ligada a contrarreforma.
    As obras destacam o desequilíbrio entre a alma e o corpo, e abordar diversos temas como a moralidade e a busca pela salvação da alma.

    Os temas são tratados com muita dramaticidade e opulência, o que também servia para reforçar como a Igreja era poderosa.
    Os principais autores foram: Padre Antônio Vieira e Gregório de Matos, autor de os Lusíadas.

    Segunda atividade:

    1: Ele se apresenta como um grande pecador que necessita da misericórdia de Deus.

    2: Ele diz estar arrependido e pede que Deus diminua sua ira.

    3: Sim. No poema ele não pede perdão, ao invés disso ele chantageia dizendo que ele não quer perder a ovelha e seria contra a bíblia.

    4: No poema o pecador é representado com uma ovelha que recebe perdão de Deus.

    5: Ira/abranda, culpa/perdão

    6: O texto trata ambas características.
    Conceptista: uso de parábola e as ideias argumentativas.
    Cultista: uso de antítese.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 👆🏻Ezequiel Borges 2° ano B Integral

      Excluir
    2. Ótimo resumo e boas análises Ezequiel... Apenas uma correção: Gregório de Matos é um dos mais importantes autores do Barroco, porém o autor de Os Lusíadas é Camões, principal poeta do Classicismo português.

      Excluir
    3. Verdade professora. Obrigado pela correção

      Excluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Leonardo Rios 2°B integral

    Atividade 1

    1°-O movimento barroco abrange o final do século XVI até os meados do século XVII. Nessa época, a Europa enfrentava um grande conflito: a Igreja, antes o centro de todo o poder, havia sido questionada pelas reformas protestantes. Enquanto renascentismo era a arte que apoiava a racionalidade dos protestantes, o barroco foi a defesa da Igreja Católica, um movimento intimamente ligado à contrarreforma.
    As obras têm muito contraste, e focam na diferença simbólica e visual entre a sombra e a luz. Ela destaca o desequilíbrio entre a alma e o corpo, e abordar temas como a moralidade, os prazeres carnais, a busca pelo céu e a salvação da alma.
    Entre os principais artistas podemos citar o padre António Vieira e Gregorio de Matos.
    O Padre Antônio Vieira foi o autor de mais de 200 sermões, e até hoje os principais deles são examinados para melhorar o entendimento do barroco no Brasil e em Portugal.
    O seu estilo de escrita era limpo e direto, conciso.
    Gregório de Matos foi um poeta luso-brasileiro, que não tinha envolvimento na catequização indígena, por isso seus poemas mostram um lado diferente do barroco. Ele fazia poemas satíricos, e criticava a todos, inclusive os nobres e a Igreja. Sua crítica ia tão longe que ele recebeu o apelido de "Boca do Inferno" ou "Boca de Brasa". É apenas nos seus últimos poemas que ele parece se arrepender dessas ofensas e escreve poemas como “Buscando a Cristo”.
    O Barroco tem grande importância na literatura e apesar de não ter tido muitos autores e ter sido mais abrangente no Brasil tem sim influência e participação contínua.
    O cultismo e o conceptismo são dois estilos literários que foram muito explorados no período do barroco. Enquanto o primeiro valoriza a forma textual, o segundo valoriza o conteúdo.
    Um marco para a literatura e que deve ser observado com grande atenção e com sua devida importância.

    Respostas sobre obra de Gregorio de Matos:

    1°- Apresenta-se como um pecador que necessita do perdão do senhor, defende teses e se diz arrependido para conseguir o perdão

    2°- Um momento de grande arrependimento diante da ira do senhor e sua culpa aumenta cada vez mais

    3°- Sim,a chantagem está presente no trecho:"cobrai-a ;e não queirais, pastor divino ,/ perder na nossa ovelha a vossa glória ."

    4°- Um pecador que apelou e conseguiu perdão .O eu lírico utiliza de referências entre a ovelha e o pecador.

    5°- Ira/cura, culpa/perdão, ofendido/ lisonjeado .

    6°- Gregorio de Matos é conhecido por utilizar as normas cultistas porém é notável a presença de algumas características conceptistas no texto como o jogo de ideias.

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  9. Isabella Ferreira Gonçalves, 2B integral.

    Atividade 1:

    O Barroco é um estilo que dominou a arquitetura, a pintura, a literatura e a música na Europa do século XVII. É um estilo de berço europeu, que surgiu principalmente como um propulsor da fé católica. Foi a época em que mais foram construídas igrejas, capelas e santuários. O Barroco surge na Itália, também com o objetivo de difundir o catolicismo, portanto, foi considerado como arte de caráter eclesiástico e contrarreforma.Mesmo presente no território brasileiro, a expressão do Barroco, aqui, não foi tão intensa. Grande parte disso se deve ao fato de que no século XVII o Brasil tinha sido descoberto há pouco tempo, portanto, ainda não tinha veias culturais e artística fortalecidas. Tendo como destaque os artistas: Bento Teixeira, Gregório de Matos e Aleijadinho.

    Atividade 2:

    1) Ele é caracterizado como um pecador que precisa do perdão de Deus.
    2) O arrependimento.
    3) Sim. ele não perde perdão, e sim usa uma chantagem, que diz que não quer perder a ovelha e seria contra a bíblia.
    4) O pecador é representado por uma ovelha, que recebeu o perdão de Deus.
    5) ofendido e lisonjeado/ ira e abranda/ culpa e perdão.
    6) As duas. conceptista por utilizar o emprego de uma parábola e cultista por fazer o uso de figuras de linguagem, como a antítese.

    ResponderExcluir

  10. Bianca de Jesus Sousa 2-A Vespertino

    Síntes e sobre o Barroco.

    O Barroco foi um período literário caracterizado por oposições e dilemas.
    O homem em busca da salvação e ao mesmo tempo queria usufruir dos prazeres mundanos. Antropocentrismo(homem)  opondo-se ao Teocentrismo(Deus).

    O Barroco em Portugal

    O Barroco em Portugal teve início em 1580, ano da morte de Luís de Camões, um dos maiores escritores clássicos de língua portugues.

    Características do Barroco
    Antropocentrismo × Teocentrismo
    Figuras de linguagens
    Linguagem rebuscada

    Barroco no Brasil

    No Brasil, o Barroco teve início em 1601, com a publicação do poema épico Prosopopeia, de Bento Teixeira, o primeiro poeta brasileiro.
    No Brasil, os maiores autores são Bento Teixeira e Gregório de Matos. Gregório matos ficou conhecido como Boca do inferno. Escrevia poemas líricos,satíricos, religiosos e eróticos, e transitavam entre o o cultismo e o conceptismo.

    Questões
    1-Oposição entre a consciência do pecado e a busca por salvação.


    2-Se assume como pecador, e diz que Deus se empenha em perdoa-lo.

    3-Que se Deus não perdoa-lo, perderia a sua glória.

    4-Refere-se a um Pecador Que Deus resgatou com sua misericórdia e perdão.

    5-Ira/Abranda, culpa/perdão.

    6-cultista e conceptista, pois as poesias de Gregório de matos se transitavam entre as duas concepções

    ResponderExcluir
  11. Tarcila Araújo 2°B Integral

    Atividade 1

    O Barroco é um movimento literário que se iniciou na Europa no século XVII.
    O Barroco teve início em 1580,ano que, além de registrar a morte de Camões,marca a passagem de Portugal para o domínio espanhol, e termina em 1756,quando é fundada a Arcádia Lusitana.
    Nesse movimento,caracterizado pela tensão e tentativa de fusão de opostos,desenvolveram-se a oratória,a prosa doutrinada,a poesia, a histrografia,a epistolografia e o teatro.

    Atividade 2

    1-uma característica de um grande pecador que pediu misericórdia a Deus.

    2- o arrependimento.

    3- sim,pois ele não suplicou o perdão de Deus,fez uma "cobrança" a piedade divina.

    4-que o pecador foi representado por uma ovelha perdida que praticou o pecado e recebeu o perdão de Deus.

    5-"ira e abranda","culpa e perdão".

    6- apresenta as duas características,"Conceptista" por que utiliza o emprego de uma parábola,e "Cultista" por que utiliza algumas figuras de linguagens.

    ResponderExcluir
  12. Thainá dos Santos Reis 2°B Integral

    Atividade 1

    O Barroco é um estilo que dominou a arquitetura, a pintura, a literatura e a música na Europa do século XVII.
    Por isso, toda a cultura desse período, incluindo costumes, valores e relações sociais, é chamada de "barroca".
    Essa época surgiu no final do Renascimento e manifestava-se através de grande ostentação e extravagância entre os grupos beneficiados pelas riquezas da colonização


    Atividade 2

    1- consciência do pecado e busca da salvação
    2- O arrependimento
    3- Perder a vossa ovelha a vossa glória. O salvador também depende do pecador.   
    4- O eu-lírico refere-se a uma alma pecadora que Jesus resgatou com seu perdão.
    5- "ira e abranda","culpa e perdão".
    6- Cultista

    ResponderExcluir
  13. Raissa 2°A Integral

    O Barroco foi um período do século XVI marcado pela crise de valores Renascentistas, gerando uma nova visão do mundo através de lutas religiosas e dualismo entre espírito e razão. A Reforma contestou as práticas da Igreja Católica, deixando-a dividida e enfraquecida. Em 1560 a Igreja iniciou a Contrarreforma com o objetivo de combater o protestantismo e recuperar o domínio perdido. O Barroco é a estética que reflete a tensão do homem que se vê dividido entre forças opostas: antropocentrismo e o teocentrismo. Essa tensão no Barroco é refletida nas artes. Os textos literários possuem elementos rebuscados e geralmente extravagantes. É muito comum o uso de figuras de linguagem que expressam dualidade. A literatura barroca é marcada por duas características principas:o Cultimo (jogo de palavras) e o Conceptismo (jofo de idéias). Gregorio de Matos é um dos mais importantes autores do Barroco, sua poesia satírica, com termos de baixo calão e críticas abertas a sociedade baiana, fez com que ele ganhasse o apelido de "Boca do Inferno".

    2°Atividade
    1- O eu lírico apresenta na primeira estrofe eperança na piedade divina, pois, embora seja um grande pecador, sabe que Deus se empenha em salvá-lo. Ele invoca Deus dizendo ter pecado, mas não ter cometido nenhuma desobediência ao pecar.

    2- Ele afirma que o arrependimento do pecador torna a ira de Deus menos intensa.

    3-Sim, Gregorio confia que Deus tem interesse em salvar um pecador. Para o eu lírico o fato de ser pecador deve garantir a ele o perdão de Deus, pois se Deus o perdoa, o mesmo necessita do perdão do pecador para poder exercitar seu atributo divino.

    4- Pois cabe a Deus pastorear a ovelha desgarrada de volta a seu rebanho. Com isso percebe-se que o eu-lírico se identifica com uma ovelha merecendo a salvação.

    5-Ira e abranda. Culpa e perdão.

    6- A poesia de Gregorio apresenta ambas características: cultismo com o jogo de palavras e conceptismo com o jogo de idéias apresentado pela parábola.

    ResponderExcluir
  14. Dayevelly Fernandes 2° B integral

    Atividade 1:

    O Barroco é um estilo que dominou a arquitetura, a pintura, a literatura e a música na Europa do século XVII. É um estilo de berço europeu, que surgiu principalmente como um propulsor da fé católica. Foi a época em que mais foram construídas igrejas, capelas e santuários. O Barroco surge na Itália, também com o objetivo de difundir o catolicismo, portanto, foi considerado como arte de caráter eclesiástico e contrarreforma.Mesmo presente no território brasileiro, a expressão do Barroco, aqui, não foi tão intensa. Grande parte disso se deve ao fato de que no século XVII o Brasil tinha sido descoberto há pouco tempo, portanto, ainda não tinha veias culturais e artística fortalecidas. Tendo como destaque os artistas: Bento Teixeira, Gregório de Matos e Aleijadinho.

    2° atividade

    1°Apresenta-se como um pecador que necessita do perdão do senhor, defende teses e se diz arrependido para conseguir o perdão.
    2° O arrependimento.
    3° sim, pois ele não suplicou o perdão de Deus , fiz uma " cobrança a piedade divina".
    4° O eu-lírico refere- se a uma alma pecadora que Jesus resgatou com seu perdão.
    5° Ira/ cura, Culpa/ perdão, Ofendido/ lisonjeado .
    6° Conceptista por utilizar o emprego de uma parábola e cultista por fazer o uso de figuras de linguagem, como a antítese.

    ResponderExcluir
  15. Kened Rios 2°B-integral

    1° ATIVIDADE


    O movimento barroco surgiu entre o final do século XVI e se estendeu até meados do século XVIII.Nessa época, a Europa enfrentava um grande conflito: a Igreja, antes o centro de todo o poder, havia sido questionada pelas reformas protestantes.As obras apresentadas nesse período destaca o desequilíbrio entre a alma e o corpo, e abordar temas como a moralidade, os prazeres carnais, a busca pelo céu e a salvação da alma.
    Entre os principais artistas temos o padre António Vieira, com seus sermões e Gregorio de Matos conhecido como "boca do inferno". O Barroco é a tensão do homem que se vê dividido entre forças opostas: antropocentrismo e o teocentrismo. Entre seguir a fé é ter salvação ou seguir os desejos carnais. O cultismo e o conceptismo são dois estilos literários que foram muito explorados no período do barroco. Enquanto o primeiro valoriza a forma textual, o segundo valoriza o conteúdo.

    2°ATIVIDADE

    1-apresenta o fato de um pecador que necessita do perdão do senhor.

    2- diz estar arrependido , pede para que o senhor diminua sua ira

    3- sim, a chantagem é apresentada no trecho "perder a vossa ovelha a vossa glória"

    4- uma alma pecadora, o eu lírico faz referência entre a ovelha e o pecador

    5-irá é abranda" , "culpa e perdão"

    6- nota-se que é utilizado ambos, cultismo com o jogo de palavras e o conceptismo com o jogo de ideias apresentado na parábola.

    ResponderExcluir
  16. Atividade 1
    O Barroco foi um estilo de época que teve início no final do século XVI e se findou no em meados do século XVII
    O Barroco foi empulsionado pela reforma protestante de "Martinho Lutero" ele defendia as suas teses.No período do Barroco também ocorreu a "companhia de Jesus", e a "enquiaiçao".
    Atividade 2

    1-O eu lírico tem a necessidade do perdão de Deus.
    2-O arrependimento.
    3-Sim.O poema faz parecer que seu pedido foi uma chantagem.
    4-O pecador e representado como uma Ovelha.
    5-Ira/culpá e perdão.
    6-Normas cultista.

    ResponderExcluir
  17. Ayla Brito 2°B - Integral

    Atividade 1:

    Barroco é um estilo artístico que surgiu no século XVI e se estendeu até o começo do século XVIII, caracterizado por ter uma estética com excesso de ornamentos e representações do divino.
    O estilo barroco é marcado pelo rebuscamento, requinte e exagero de adornos. Este movimento surgiu com a missão de resgatar as ideias teocentristas e conter a Reforma Protestante de Martinho Lutero. Desta forma, agia como uma ferramenta da Contrarreforma.

    Atividade 2:

    1-Apresenta-se como um pecador que necessita do perdão do senhor, defende teses e se diz arrependido para conseguir o perdão.

    2- O arrependimento.

    3-Sim.Pois ele não perde perdão e sim usa uma chantagem, que diz que não quer perder a ovelha e seria contra a bíblia.

    4-Um pecador que apelou e conseguiu perdão,O eu lírico utiliza de referências entre a ovelha e o pecador.

    5-culpa e perdão/ofendido e lisonjeado / ira e abranda.

    6-As duas, pois conceptista por utilizar o emprego de uma parábola e cultista por fazer o uso de figuras de linguagem, como a antítese.

    ResponderExcluir
  18. Aícha Fernandes, 2° ano A Vespertino

    Atividade 1
    Também conhecido como seiscentismo, esse período se iniciou em meados do século XVII e foi marcado por conflitos, dúvidas existenciais, divisão entre uma postura racional e humanista e a população tinha sua existência assombrada pela culpa religiosa. Suas principais formas de apresentação era na literatura (antítese e paradoxo) e na arte (conflito de claro e escuro).

    Atividade 2

    1-Sua postura de pecador e um pedido de clemência.
    2-De arrependimento.
    3-Sim. Ele tenta de toda forma mostrar que ele merece atenção especial por ter sido "corajoso" e ter pedido perdão.
    4- De que mesmo sendo a ovelha negra, ele ainda era uma ovelha que merecia estar com os outros.
    5-Ofendido e lisonjeado/Culpa e perdão/Delinquido e empenhado.
    6-Cultismo.

    ResponderExcluir
  19. Kauan 2º ano B integral

    Atividade 1:
    O Barroco é um estilo que dominou a arquitetura, a pintura, a literatura e a música na Europa do século XVII.
    Por isso, toda a cultura desse período, incluindo costumes, valores e relações sociais, é chamada de "barroca".
    Essa época surgiu no final do Renascimento e manifestava-se através de grande ostentação e extravagância entre os grupos beneficiados pelas riquezas da colonização

    Atividade 2:
    1-apresenta o fato de um pecador precisando do seu perdão.

    2-Pede para que o senhor diminua sua ira, porque ele esta arrependido por seus atos.

    3- sim,no trecho "perder a vossa ovelha a vossa glória"

    4- que mesmo sendo uma ovelha negra ele ainda merecia perdão

    5-irá é abranda,culpa, perdão, empenhado

    6- cultismo


    ResponderExcluir
  20. ▇▇▇▓▒░        「✦」          ░▒▓▇▇▇
    Gustavo Estrela
    2° A - Integral.
    Salve Joyce, tudo na paz ?

    ▇▇▇▓▒░        「✦」          ░▒▓▇▇▇



    ┏━━━━━━━━━━━━━
    *1° Atividade:*
    ┗━━━━━━━━━━━━━

    O Barroco foi um movimento literário que dominou a Europa no século XVII. Esse movimento se desenvolveu durante a Contrareforma da Igreja Católica. Outros acontecimentos importantes foram o Concílio de Trento, a Companhia de Jesus e a Inquisição. Assim, as produções artísticas da época, que eram voltadas, por exemplo, para a arquitetura, pintura e escultura, desejavam propagar a fé católica.
    As principais características que marcaram esse período foram: arte rebuscada e exagerada, obscuridade e o barroco literário, que se dividia entre cultismo e conceptismo. No Brasil, os principais autores e artistas foram Bento Teixeira, Gregório de Matos e Aleijadinho.

    ┏━━━━━━━━━━━━━
    *2° Atividade:*
    ┗━━━━━━━━━━━━━

    1°) apresenta o fato de um pecador precisando do seu perdão.
    ━━━━━━━━━ ◆ ━━━━━━━━━
    2°) O arrependimento.
    ━━━━━━━━━ ◆ ━━━━━━━━━
    3°) Sim.Pois ele não perde perdão e sim usa uma chantagem, que diz que não quer perder a ovelha e seria contra a bíblia.
    ━━━━━━━━━ ◆ ━━━━━━━━━
    4°) Uma alma pecadora, o eu lírico faz referência entre a ovelha e o pecador.
    ━━━━━━━━━ ◆ ━━━━━━━━━
    5°) Ira e abranda. Culpa e perdão.
    ━━━━━━━━━ ◆ ━━━━━━━━━
    6°) A poesia de Gregorio apresenta ambas características: cultismo com o jogo de palavras e conceptismo com o jogo de idéias apresentado pela parábola.
    ━━━━━━━━━ ◆ ━━━━━━━━━

    ResponderExcluir
  21. Davi Queiroz 2ano A

    1 Atividade

    Portugal estava em decadência nos últimos vinte e cinco anos do século XVI, o comércio tornava Lisboa a capital da pimenta, no entanto, a agricultura estava abandonada e as colônias portuguesas, inclusive o Brasil, não deram riquezas imediatas. Pouco tempo depois, com o desaparecimento de D. Sebastião, Filipe II da Espanha consolidou a unificação da Península Ibérica, o que possibilitou e favoreceu o avanço da Companhia de Jesus em nome da Contrarreforma, o que ocasionou a permanência de uma cultura praticamente medieval na península, enquanto o restante da Europa vivia as descobertas científicas de Galileu, Kepler e Newton, por exemplo.
    É durante este quadro cultural europeu que o estilo Barroco surgiu, em meio à crise dos valores renascentistas, ocasionada pelas lutas religiosas e dificuldades econômicas. O contexto assimétrico e rebuscado do barroco, citado anteriormente, é reflexo do conflito do homem entre as coisas terrenas e as coisas celestiais, o homem e Deus, antropocentrismo (homem no centro) e o teocentrismo (Deus no centro), pecado e o perdão, enfim, constantes dicotomias.



    2 Atividade

    1-Um pecador que necessita do perdão para que possa garantir a salvação, também o eu lírico se mostra arrependido de seus atos.


    2-De fato o arrependimento


    3-sim.Ele se mostra corajoso e ao mesmo tempo chantageia de uma forma que é obrigação de conceder o perdão pois ele se sente arrependido.


    4-uma ovelha de deseja se juntar as outras reconhecendo seu pecados e por piedade Deus resgata com o Perdão.


    5-ira/abranda culpa/perdão


    6-As duas concepções: cultismo e conceptismo.

    ResponderExcluir
  22. Ariele Sena
    2°BI

    Atividade 1°

    O Barroco é um estilo que dominou a arquitetura, a pintura, a literatura e a música na Europa do século XVII. É um estilo de berço europeu, que surgiu principalmente como um propulsor da fé católica. Foi a época em que mais foram construídas igrejas, capelas e santuários. O Barroco surge na Itália, também com o objetivo de difundir o catolicismo, portanto, foi considerado como arte de caráter eclesiástico e contrarreforma.Mesmo presente no território brasileiro, a expressão do Barroco, aqui, não foi tão intensa. Grande parte disso se deve ao fato de que no século XVII o Brasil tinha sido descoberto há pouco tempo, portanto, ainda não tinha veias culturais e artística fortalecidas. Tendo como destaque os artistas: Bento Teixeira, Gregório de Matos e Aleijadinho.

    Atividade 2°

    1•Um pecador pedindo perdão

    2•De arrependimento

    3•Sim.Pois ele tenta receber seu perdão de qualquer jeito e com isso usando a sua chantagem,"vossa ovelha a vossa glória".Pois se Deus não a perdoar estará descobrindo a Bíblia.

    4• Que eu lírico se refere a um percador querendo o seu perdão.
    Usando a ovelha negra como o pecador e Deus como pastor.

    5•Ofendido e lisonjeado/culpa e perdão/Delinquido e empenhado.

    6•Cultismo

    ResponderExcluir