Para começar uma síntese da estrutura do Texto dissertativo-argumentativo ⇓⇓⇓
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Agora é sua vez de praticar!!!
Redação
Enem nota mil – Enem 2018 – Thais Saeger
Tema:Manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet.
Tema:Manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet.
É fato que a tecnologia revolucionou a vida em
sociedade nas mais variadas esferas, a exemplo da saúde, dos transportes e das
relações sociais. No que concerne ao uso da internet, a rede potencializou o
fenômeno da massificação do consumo, pois permitiu, por meio da construção de
um banco de dados, oferecer produtos de acordo com os interesses dos
usuários.Tal personalização se observa, também, na divulgação de informações
que, dessa forma, se tornam, muitas vezes, tendenciosas. Nesse sentido, é
necessário analisar tal quadro, intrinsecamente ligado a aspectos educacionais
e econômicos.
É importante ressaltar, em primeiro plano, de que
forma o controle de dados na internet permite a manipulação do comportamento
dos usuários. Isso ocorre, em grande parte, devido ao baixo senso crítico da
população, fruto de uma educação tecnicista, na qual não há estímulo ao
questionamento.Sob esse âmbito, a internet usufrui dessa vulnerabilidade e, por
intermédio de uma análise dos sites mais visitados por determinado indivíduo,
consegue rastrear seus gostos e propor notícias ligadas aos seus interesses,
limitando, assim, o modo de pensar dos cidadãos. Em meio a isso, uma analogia
com a educação libertadora proposta por Paulo Freire mostra-se possível, uma
vez que o pedagogo defendia um ensino capaz de estimular a reflexão e, dessa
forma, libertar o indivíduo da situação a qual encontra-se sujeitado – neste
caso, a manipulação.
Cabe mencionar, em segundo plano, quais os
interesses atendidos por tal controle de dados. Essa questão ocorre devido ao
capitalismo, modelo econômico vigente desde o fim da Guerra Fria, em 1991, o
qual estimula o consumo em massa. Nesse âmbito, a tecnologia, aliada aos
interesses do capital, também propõe aos usuários da rede produtos que eles
acreditam ser personalizados. Partindo desse pressuposto, esse cenário
corrobora o termo “ilusão da contemporaneidade” defendido pelo filósofo Sartre,
já que os cidadãos acreditam estar escolhendo uma mercadoria diferenciada mas,
na verdade, trata-se de uma manipulação que visa ampliar o consumo.
Infere-se, portanto, que o controle do
comportamento dos usuários possui íntima relação com aspectos educacionais e
econômicos. Desse modo, é imperiosa uma ação do MEC, que deve, por meio da
oferta de debates e seminários nas escolas, orientar os alunos a buscarem
informações de fontes confiáveis como artigos científicos ou por intermédio da
checagem de dados, com o fito de estimular o senso crítico dos estudantes e,
dessa forma, evitar que sejam manipulados. Visando ao mesmo objetivo, o MEC
pode, ainda, oferecer uma disciplina de educação tecnológica nas escolas,
através de sua inclusão na Base Comum Curricular, causando um importante
impacto na construção da consciência coletiva. Assim, observar-se-ia uma
população mais crítica e menos iludida.
No texto
dissertativo-argumentativo acima procure identificar os seguintes elementos:
1-
Domínio
da norma culta da língua portuguesa
2- Estrutura do texto dissertativo-argumentativo(Tese defendida pelo autor, como organizou sua argumentação, usou conhecimentos
de diversas áreas)
3- Seleção, organização e articulação coerente das
idéias para a inteligibilidade do texto
4- Articulação entre períodos e parágrafos mediante
uso de recursos coesivos
5- Proposta de intervenção detalhada e articulada ao tema
e à discussão desenvolvida no texto
ResponderExcluirLeonardo Rios 2°B integral
●A autora do texto demonstra domínio da norma culta da língua portuguesa com o uso de palavras pouco utilizadas e "conhecidas" no nosso cotidiano como por exemplo:intrinsecamente e converne. Além disso a autora não demonstra erros ortográficos ou repetições desnecessárias.
●A autora teve grande êxito na organização da sua argumentação tendo em vista que seus recursos utilizados foram bem divididos com a apresentação do argumento, a influência e as causas ou consequências do tema abordado. Outra questão que pesou muito foi a citação de um pedagogo (no caso Marcos Freire) e a sua semelhança ao tema, como foi feito também ao citar a relação dos pensamentos econômicos que ocorriam na guerra fria com o fato.
●Obteve grande coerência e boa articulação dos argumentos para chegar a uma proposta de intervenção de forma inteligente .
●A articulação entre os períodos e parágrafos mediante uso de recursos coesivos foi um diferencial, tendo em vista que não se assemelhou aos estilos de outras redações "mais utilizadas".
●A proposta de intervenção foi completamente bem detalhada observando que a autora não foi avulsa e iniciou apresentando a proposta , indicando como e por quem seria feita e mostrando então sua tese sobre o tema.
Tarcila Araújo 2B Integral
ResponderExcluir*A autora demonstrou um excelente domínio da norma padrão,apresentou poucos erros no caso de convenções da escrita.Ocorreu também alguns usos de palavras que não conhecemos e que nunca usamos no nosso dia a dia.E também não ouve repetências de palavras usadas no textos,para indicar um erro extremo.
* Vimos que os recursos utilizados pela autora foi de grande argumentação.Teve também o caso de Marcos Freire,que foi de grande semelhança obordada no texto junto com algumas relações criadas acima dos pensamentos econômicos ocorridos.
* os argumentos foram de forma coerente,teve a ausência de concordância verbal,que mesmo assim não impediu o texto de ter um bom domínio na leitura.
*o texto apresentou vários desvios gravíssimos,os desvios demonstrou um domínio da norma padrão,e teve também uso de contextos incluso com a fala acompanhada de outros aspectos abordados que possibilita um desvio único.
* iniciou tendo uma proposta que foi de grande detalhe no texto,indicando um bom ponto de vista e que demonstrou um domínio mediano da norma padrão ou seja não se encaixou em semelhança alguma.
Gledison Queiroz 2°B Integral
ResponderExcluir● A autora demonstra domínio excelente da língua portuguesa. Sua dissertação está correta quanto à ortografia e à acentuação. Além disso, a autora propõe uma leitura de texto excepcional, com exata concordância. É perceptível também a utilização de palavras mais formais e desconhecidas, como : "massificação", revelando grande repertório ortográfico.
● A criadora da redação exala grandes habilidades de argumentação. Percebe-se também a defesa de uma tese que estão diretamente ligadas ao tema da dissertação. Consequentemente, Thais Saeger apresenta grande repertório de conhecimento.
● Thais apresenta analogamente informações e acontecimentos excelentes em defesa de sua tese, elaborando um texto com ideias que são organizadas com coerência e de forma imprevisível e autoral. Alguns dos fatos e acontecimentos são: citação da internet, da Guerra Fria, grandes nomes como Paulo Freire e o filósofo Sartre, além de citar órgãos como o MEC.
● A autora apresenta em sua redação uma estrutura lógica e organiza os parágrafos (Introdução, Desenvolvimento e Conclusão) coerentemente, fazendo com que um complete o outro, além de apresentar conhecimento diversificado.
● Thais propõe no início do seu texto ideias que devem - e são - desenvolvidas e concluídas em seu decorrer, elaborando uma boa proposta de interferência, relacionando-a com a articulação do texto.
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirEzequiel Pereira Borges 2°B integral
ResponderExcluir> A autora do texto mostrou-se dominante da norma padrão, uma boa concordância sem repetições desnecessárias, além de um bom vocabulário, percetível a partir da utilização de palavras formais como 'converne'.
> Percebe-se que a autora da redação tinha domínio do assunto que escrevia, onde não fugiu do assunto proposto e manteve firme a defesa de sua tese.
> A redação tem uma boa organização e ligação direta entre os parágrafos, organizado muito bem seus argumentos.
> A autora consegue dividir muito bem os parágrafos - Introdução, Desenvolvimentos e Conclusão - além de manter uma relação muito coerente entre os parágrafos fazendo com que um dê seguimento ao outro
> A proposta de intervenção foi muito bem trabalhada e direta, abordada logo no início do texto e são muito bem desenvolvidas e concluídas durante a escrita do texto e mostrado firmeza em sua tese.
Dayevelly Fernandes
ResponderExcluir2 °B
•A autora demonstrou um excelente domínio da norma padrão,apresentou
poucos erros no caso de convenções da escrita.Ocorreu também alguns usos de palavras que não conhecemos e que nunca usamos no nosso dia a dia.E também não ouve repetências de palavras usadas no textos,para indicar um erro extremo.
•Vimos que os recursos utilizados pela autora foi de grande argumentação.Teve também o caso de Marcos Freire,que foi de grande semelhança obordada no texto junto com algumas relações criadas acima dos pensamentos econômicos ocorridos.
•Os argumentos foram de forma coerente,teve a ausência de concordância verbal,que mesmo assim não impediu o texto de ter um bom domínio.
•A autora apresenta em sua redação uma estrutura organiza os parágrafos Introdução, Desenvolvimento e Conclusão coerentemente, fazendo com que um complete o outro, além de apresentar conhecimentos diversificado.
•Thais propõe no início do seu texto ideias que devem e são desenvolvidas concluídas, elaborando uma boa proposta de interferência, relacionando com a articulação do texto e mostrando firmeza na tese.
*A autora demonstrou um excelente domínio da norma padrão,apresentou poucos erros no caso de convenções da escrita..Ocorreu também alguns usos de palavras que não conhecemos e que nunca usamos no nosso dia a dia.E também não ouve repetências de palavras usadas no textos,para indicar um erro extremo.
ResponderExcluir● A criadora da redação exala grandes habilidades de argumentação.•Os argumentos foram de forma coerente,teve a ausência de concordância verbal,que mesmo assim não impediu o texto de ter um bom domínio.
*Os argumentos foram bem elaborados,tendo coerência e se encaixando bem com o assunto tratado no texto
* A autora apresenta um texto com estrutura correta e organizada,tais como (Introdução, desenvolvimento e conclusão)
*Thais propõe no início do seu texto ideias que devem - e são bem desenvolvidas,tendo uma ótima coerência com o restante do texto
*A autora demonstrou um excelente domínio da norma padrão,apresentou poucos erros no caso de convenções da escrita..Ocorreu também alguns usos de palavras que não conhecemos e que nunca usamos no nosso dia a dia.E também não ouve repetências de palavras usadas no textos,para indicar um erro extremo.
ResponderExcluir● A criadora da redação exala grandes habilidades de argumentação.•Os argumentos foram de forma coerente,teve a ausência de concordância verbal,que mesmo assim não impediu o texto de ter um bom domínio.
*Os argumentos foram bem elaborados,tendo coerência e se encaixando bem com o assunto tratado no texto
* A autora apresenta um texto com estrutura correta e organizada,tais como (Introdução, desenvolvimento e conclusão)
*Thais propõe no início do seu texto ideias que devem - e são bem desenvolvidas,tendo uma ótima coerência com o restante do texto
Ariele Sena
ResponderExcluir2°BI
•A autora demonstrou um excelente domínio da norma padrão,apresentou
poucos erros no caso de convenções da escrita.Ocorreu também alguns usos de palavras que não conhecemos e que nunca usamos no nosso dia a dia.E também não ouve repetências de palavras usadas no textos,para indicar um erro extremo.
•Vimos que os recursos utilizados pela autora foi de grande argumentação.Teve também o caso de Marcos Freire,que foi de grande semelhança obordada no texto junto com algumas relações criadas acima dos pensamentos econômicos ocorridos.
•Os argumentos foram de forma coerente,teve a ausência de concordância verbal,que mesmo assim não impediu o texto de ter um bom domínio.
•A autora apresenta em sua redação uma estrutura organiza os parágrafos Introdução, Desenvolvimento e Conclusão coerentemente, fazendo com que um complete o outro, além de apresentar conhecimentos diversificado.
•Thais propõe no início do seu texto ideias que devem e são desenvolvidas concluídas, elaborando uma boa proposta de interferência, relacionando com a articulação do texto e mostrando firmeza na tese.