quarta-feira, 17 de junho de 2020

ATIVIDADE DE REDAÇÃO PARA 2º ANO REGULAR E INTEGRAL

 
 
VAMOS REFORÇAR ALGUNS CONCEITOS !!!

 TIPOS DE INTRODUÇÃO

 

Há inúmeras formas de iniciar o texto. Cabe a você escolher a mais adequada ao seu estilo de escrita e argumentação. Observe, a seguir, alguns tipos de introdução e suas especificidades:

 

CITAÇÃO – VOCÊ PODE INICIAR O TEXTO COM UMA CITAÇÃO RELEVANTE RELACIONADA AO TEMA.


Exemplo:

 

O educador e filósofo brasileiro Paulo Freire afirmava que “se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda”. Analisando o pensamento e relacionando-o à realidade da educação no Brasil, percebe-se a necessidade de um olhar mais atento para o aprimoramento do sistema de ensino, considerando sua importância para a promoção de uma sociedade mais crítica e reflexiva, que, consequentemente, tende a ser mais justa, igualitária e humanizada. (Tema: Desafios da educação no Brasil do século XXI)

 

DEFINIÇÃO – ESTA É UMA FORMA SIMPLES E INTERESSANTE DE INICIAR O TEXTO: DEFININDO, OU SEJA, EXPLICANDO O ASSUNTO.

Exemplo:

 

Define-se como sedentário o indivíduo que não pratica atividades físicas no seu cotidiano. Doenças como obesidade, diabetes, aumento do colesterol e problemas cardíacos são algumas das que podem aparecer como consequência deste mau hábito. (…) (Tema: Sedentarismo: o grande mal do século?)

 

EXEMPLIFICAÇÃO – NESTE CASO, VOCÊ INICIA O TEXTO COM ALGUM DADO ESTATÍSTICO, UMA NOTÍCIA OU LEI. PODE SER, TAMBÉM, UM CONHECIMENTO DE MUNDO QUE DIZ RESPEITO AO TEMA.

Exemplo:

 

Segundo a Constituição Federal de 1988, no seu artigo 196, é dever do Estado garantir o acesso à saúde, bem como é responsável pelas medidas públicas para zelar pelo bem-estar físico de todos os cidadãos brasileiros. Assim, faz-se necessário que o Poder Público atente-se para o sedentarismo enquanto situação que põe em risco a saúde de milhares de cidadãos do país. (Tema: Sedentarismo: o grande mal do século?)

 

ALUSÃO HISTÓRICA – NESTE MODELO DE INTRODUÇÃO, VOCÊ APRESENTA UM FATO HISTÓRICO QUE REMETE AO TEMA E COMPARA-O À DISCUSSÃO NA ATUALIDADE. O ENEM COBRA DO ESTUDANTE A CAPACIDADE DE DEMONSTRAR CONHECIMENTOS DE MUNDO E UM BOM REPERTÓRIO SOCIOCULTURAL. PORTANTO, ESTA ALTERNATIVA É UMA BOA FORMA DE DAR CREDIBILIDADE À SUA ARGUMENTAÇÃO.

Exemplo:

 

A intolerância religiosa é um problema recorrente na história da humanidade. Na Idade Média, por exemplo, os Tribunais do Santo Ofício – também chamados de Inquisição – julgavam e condenavam as pessoas que não acreditavam na religião católica. Apesar de o Brasil ser um país laico, tem-se, atualmente, um contexto análogo a essa situação: ainda persistem os casos de discriminação e preconceitos sofridos por algumas religiões. Sendo assim, encontrar caminhos para combater a intolerância religiosa, no Brasil, é um desafio que precisa ser enfrentado pela sociedade civil e pelo Estado. (Tema: Caminhos para combater a intolerância religiosa no Brasil)

 

AFIRMAÇÃO OU DECLARAÇÃO INICIAL– NESTE CASO, VOCÊ FAZ UMA ESPÉCIE DE DECLARAÇÃO SOBRE O ASSUNTO LOGO NO INÍCIO. ESCOLHA UMA FRASE DE IMPACTO, MAS QUE NÃO SEJA EXAGERADA. O OBJETIVO É CHAMAR A ATENÇÃO DO LEITOR, POR EXEMPLO, COM UMA AFIRMAÇÃO CRÍTICA.

Exemplo:

 

O Brasil é uma nação historicamente machista e violenta, o que é perceptível ao analisarmos a persistência das agressões contra as mulheres mesmo depois das recentes medidas legais. (…) (Tema: A persistência da violência contra a mulher)

 

COMPARATIVA – NESTE MODELO DE INTRODUÇÃO, VOCÊ PODE COMPARAR O TEMA COM ALGO SEMELHANTE OU OPOSTO AO QUE SE DISCUTE.

Exemplo:

 

Os Estados Unidos, referência em desenvolvimento tecnológico, são um bom exemplo de que a educação de qualidade e com a valorização adequada gera bons frutos. Em contrapartida, no Brasil a realidade tem sido bem distinta. O baixo piso salarial dos professores explicita essa falta de reconhecimento aos profissionais da educação. Tal desvalorização é fruto de baixos investimentos governamentais, aliado ao passado histórico brasileiro. (Tema: O histórico desafio de valorizar o professor)

 


       VAMOS EXERCITAR?

 

1. Produza, no caderno de REDAÇÃO, um parágrafo de introdução seguindo um dos  modelos  estudados acima. O tema fica a seu critério.

PRODUÇÃO DA INTRODUÇÃO (definição)

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PRODUÇÃO DA INTRODUÇÃO (declaração inicial)

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PRODUÇÃO DA INTRODUÇÃO (alusão histórica)

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PRODUÇÃO DA INTRODUÇÃO (citação)

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                              ESTRUTURA DO DESENVOLVIMENTO

 

                                  TIPOS DE PARÁGRAFOS ARGUMENTATIVOS

 

Sabemos que para desenvolver bem um texto é preciso compreender e escolher estratégias argumentativas. Elas influenciam na capacidade de convencimento do leitor de que suas ideias são válidas, portanto, é algo importante de ser estudado. A seguir, listamos alguns tipos de estratégias argumentativas para você usar na redação.


Antes de abordá-las, é importante esclarecer que ARGUMENTO é diferente de ESTRATÉGIA ARGUMENTATIVA. O argumento, que é individual e pautado em sua opinião e em seu conhecimento, pode ser desenvolvido por meio das estratégias argumentativas, que vamos estudar agora.


Ao definir quais argumentos você tem para defender um determinado tema, seja por argumento de autoridade (sustentado por informações de especialistas), provas concretas (respaldadas por dados e estatísticas) ou analogias (apostando na ideia de igualdade de situações), é necessário, então, organizar de que forma isso poderá ser escrito na redação.

 

·         EXEMPLIFICAÇÃO

 

 Nessa estratégia, você deve colocar um exemplo específico como foco principal do parágrafo e desenvolvê-lo com o propósito de justificar o tópico. Esse exemplo deve ser, preferencialmente, de conhecimento geral.

 

Alguns operadores argumentativos para esse tipo de parágrafo: para contextualizar, por exemplo, a exemplo de, a título de exemplificação, como acontece no caso.

 

Veja um exemplo: 


“Em 2013, milhares de manifestantes ocuparam as ruas da capital de São Paulo em reivindicação por melhorias e redução dos preços dos transportes públicos. Nota-se como fatores socioeconômicos também são responsáveis pelos casos. A Revolução Francesa, por exemplo, é considerada o símbolo de “liberdade, igualdade e fraternidade”, visto que mobilizou as camadas sociais infladas da crise econômica no respectivo país. Assim, é evidente que a política externa e interna influenciam na quantidade de manifestações ocorrentes.”

 

·         ENUMERAÇÃO

 

Nesse tipo de parágrafo, o candidato cita os vários argumentos que possui sobre o assunto, um a um, de modo a, literalmente, enumerar uma série de fatos que comprovam a relevância do que está sendo discutido. É importante que a tese explicite bem que haverá uma ordem de ideias no desenvolvimento, citando, por exemplo, que há dois problemas, e destrinchando-os em parágrafos diferentes.

 

Alguns operadores argumentativos para esse tipo de parágrafo: em primeiro lugar, primeiramente, além disso, ademais, outro fator importante.

 

Veja um exemplo: 


Em primeiro lugar, é imprescindível ressaltar como a carência de medidas públicas gera a ocorrência de tal problema em sociedade. De acordo com Jürgen Habermas, filósofo alemão, para que haja a comunicação plena e o acordo de interesses deve-se existir o agir comunicativo. No entanto, manifestações populares que possuem o objetivo de reivindicar direitos e melhorias são menosprezadas por parte da população e dos políticos, devido à ocorrência de destruição e badernas realizadas por malfeitores que não integram os movimentos.”  

 

·         ANALOGIA E COMPARAÇÃO

 

Ao desenvolver o parágrafo por analogia e comparação, duas ideias são apresentadas e ressaltam-se as semelhanças e/ou diferenças entre elas, por exemplo. Aqui, os operadores argumentativos são essenciais.

 

Alguns operadores argumentativos para esse tipo de parágrafo: igualmente, como se, da mesma forma, bem como, assim também, assim como, do mesmo modo, tanto quanto, semelhantemente acontece com/quando.

 

 Veja um exemplo:


 Semelhantemente, essas mesmas autoridades possuem interesses financeiros na má alimentação dos brasileiros. Conforme Marx, em um mundo capitalizado, a busca pelo lucro ultrapassa valores éticos e morais. Nesse sentido, as grandes empresas alimentícias vendem a imagem dos seus produtos atrelados à felicidade e à realização pessoal, quando, na maioria das vezes, essas mercadorias são responsáveis pela degradação da saúde do consumidor. Ainda, de acordo com dados da UnB, as propagandas dessas indústrias induzem a uma má alimentação e atingem fortemente o público infantil.”  

 

·         CAUSAS E CONSEQUÊNCIAS

 

Muito comum como estratégia argumentativo, nesse modelo você apresenta os motivos, os porquês, as razões de um determinado problema acontecer e, em seguida, as consequências, os resultados e os desdobramentos.

 

Alguns operadores argumentativos para esse tipo de parágrafo: porque, já que, visto que, graças a, em virtude de, como reflexo disso, com efeito, assim, consequentemente.

 

 Veja um exemplo:


 “É importante pontuar, de início, a omissão do meio acadêmico quanto à má alimentação dos jovens. À guisa de Kant, o ser humano é tudo aquilo que a educação faz dele. As escolas brasileiras, entretanto, negligenciam a saúde dos estudantes ao não instruí-los sobre os riscos da obesidade e as formas de preveni-la. Como reflexo de uma população ignorante frente aos hábitos alimentares ideais, 8,4% dos adolescentes são obesos e mais de 30% das crianças apresentam excesso de peso, segundo pesquisa recente do Ministério da Saúde.”  

 

·         ALUSÃO HISTÓRICA  

 

Essa estratégia argumentativa envolve cronologia, ou seja, tempo e espaço. Você precisa saber abordar um fato histórico referente ao assunto em pauta, com datas, locais e fatos ocorridos.  

 

Alguns operadores argumentativos para esse tipo de parágrafo: antes, depois, posteriormente, quando, logo que, assim que, logo após, a princípio, no momento em que, pouco antes, pouco depois, atualmente, hoje, frequentemente, nesse meio tempo, sempre que, assim que, desde que.  

 

Veja um exemplo:


 “Em primeira instância, cabe destacar o panorama histórico-político da segurança pública que influi em seu perfil hodiernamente. Na época do período militar, acentuou-se o esfacelamento de uma sociedade democrática em virtude da doutrina de segurança nacional, uma lógica puramente autoritária de conduta. Os modelos e as ações de segurança pública limitavam-se à contenção social, com o uso da força e de armas para a repressão. Contudo, essa ótica é perceptível no comportamento das ações policiais que são enfatizadas pelo terror e violência. Um exemplo que permite ilustrar isso, foi a ocupação militar da comunidade da Rocinha, no Rio de Janeiro, marcada pelas guerras entre traficantes e os próprios policiais, ceifando centenas de vidas inocentes no meio do conflito.”  

 

·         CONTRAPOSIÇÃO  

 

Aqui você pode contestar uma ideia, por exemplo, afirmando como algo acontece e em seguida dizendo o porquê de não funcionar. Podem ser mostradas duas perspectivas diferentes sobre um mesmo argumento, denotando um contraste de opiniões.

 

Alguns operadores argumentativos para esse tipo de parágrafo: mas, porém, todavia, contudo, entretanto, no entanto, senão, embora, ainda que, mesmo que, mesmo quando, apesar de que, se bem que, não obstante, etc.

 

Veja um exemplo:


 “Outrossim, é importante destacar o papel da educação no combate a essa situação, já que, assim como preconizado pelo educador brasileiro Paulo Freire, se a educação não pode transformar uma sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda. Tal pensamento evidencia o poder transformador da educação. No entanto, a educação oferecida no Brasil pelo sistema público ainda não é expansiva e de qualidade, principalmente, em comunidades carentes, na qual muitos jovens acabam recorrendo ao mundo da criminalidade, aumentando os índices de violência e prejudicando o sistema público de segurança.”

 

·         ARGUMENTO DE AUTORIDADE

     O argumento se sustenta pela citação de uma fonte confiável, que pode ser um especialista no assunto ou dados de instituição de pesquisa, uma frase dita por alguém, líder ou político, algum artista famoso ou algum pensador, enfim, uma autoridade no assunto abordado. A citação pode auxiliar e deixar consistente a tese. Não se esqueça de que a frase citada deve vir entre aspas.

 Alguns operadores argumentativos para esse tipo de parágrafo: segundo, de acordo com, conforme, como diz / afirma/ declara, como, consoante.

 Veja um exemplo:

No livro didático X, as personagens que praticam boas ações são sempre ilustradas como loiras de olhos azuis, enquanto as más são sempre morenas ou negras. Podemos dizer que o livro X é racista, pois, segundo o antropólogo Kabengele Munanga, do Museu de Antropologia da USP, “ilustrações que associam traços positivos apenas a determinados tipos raciais são racistas.”

 

·         ARGUMENTO DE PROVA CONCRETA

 

É extremamente eficiente se utilizado com correção, pois aparece em forma de dados estatísticos, leis, definições do dicionário, fatos de conhecimento público, entre outros. Dá força e consistência à ideia defendida, uma vez que se baseia na realidade.

 

Alguns operadores argumentativos para esse tipo de parágrafo: cerca de, das/dos quais, apenas, quase, só, somente, mais de, menos de, segundo, de acordo com, conforme.

 Veja um exemplo:

Segundo pesquisa do IBGE, cerca de 50% dos adolescentes até 15 anos já ingeriram pelo menos uma dose de bebida alcoólica. Na mesma pesquisa, observou-se que o uso é maior entre as meninas (51,7%) do que entre os meninos (48,7%) e, ainda, que na rede pública encontram-se a maioria dos consumidores dessa droga lícita – 22% contra 17% dos alunos das escolas particulares. (www.veja.abril.com.br)

 

 


VAMOS EXERCITAR?

Entre os parágrafos que podem estruturar o desenvolvimento de um texto dissertativo argumentativo, podem ser usadas as seguintes estratégias argumentativas:

a) exemplificação;

b) comparação;

c) enumeração;

d) causa e consequência;

e) Argumento de prova concreta;

f) Alusão histórica;

g) Argumento de autoridade.

 

1. Identifique, nos exemplos abaixo, o tipo de desenvolvimento de texto dissertativo:

 

1. (     ) Conforme o jornalista Nelson Hoineff, “o que a televisão tem de mais fascinante para quem a faz é o que ela tem de mais nocivo para quem a vê: sua capacidade aparentemente infinita de massificação”. De fato, mais de 80% da população brasileira tem a televisão como principal fonte de informação e referência, segundo pesquisa da USP (2009).

2. (    ) A televisão, apesar das críticas que recebe, tem trazido muitos benefícios às pessoas, tais como: informação, por meio de noticiários que mostram o que acontece de importante em qualquer parte do mundo; diversão, por meio de programas de entretenimento (shows, competições esportivas); e cultura, por meio de filmes, debates, cursos.

3. (     ) Enquanto países, como Inglaterra e Canadá, têm leis que protegem as crianças da exposição ao sexo e à violência na televisão, no Brasil, não há controle efetivo sobre a programação. Por isso não é de surpreender que muitos brasileiros estejam defendendo alguma forma de censura sobre a televisão.

4. (   ) No Brasil, são muitos os casos de violência contra a mulher, como o que envolveu a adolescente Eloá, de 15 anos. Ela foi submetida a cárcere privado e assassinada por seu ex-namorado.

5. (   ) “As queimadas sem controle estão provocando prejuízo no Maranhão. O tempo seco e o vento ajudam a espalhar o fogo. As labaredas alcançam a copa das palmeiras e avançam pelas pastagens.” (www.g1.globo.com – 21/10/2008)

6. (   ) Quem assiste à TV hoje talvez nem imagine que seu compromisso inicial, quando chegou ao país, há pouco mais de meio século, fosse com educação, informação e entretenimento. Não se pode negar que ela evoluiu – transformou-se na maior representante da mídia, mas em contrapartida esqueceu-se de educar, informa relativamente e entretém de maneira discutível.

7. (    ) A violência contra a mulher no Brasil tem apresentado aumentos significativos nas últimas décadas. De acordo com o Mapa da Violência de 2012, o número de mortes por essa causa aumentou em 230% no período de 1980 a 2010. Além da física, o balanço de 2014 relatou cerca de 48% de outros tipos de violência contra a mulher, dentre esses a psicológica. Nesse âmbito, pode-se analisar que essa problemática persiste por ter raízes históricas e ideológicas.


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