VAMOS REFORÇAR ALGUNS CONCEITOS !!!
TIPOS DE INTRODUÇÃO
Há inúmeras
formas de iniciar o texto. Cabe a você escolher a mais adequada ao seu estilo
de escrita e argumentação. Observe, a seguir, alguns tipos de introdução e suas
especificidades:
CITAÇÃO – VOCÊ PODE INICIAR O TEXTO COM UMA CITAÇÃO RELEVANTE RELACIONADA AO
TEMA.
Exemplo:
O educador
e filósofo brasileiro Paulo Freire afirmava que “se a educação sozinha não
transforma a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda”. Analisando o pensamento e
relacionando-o à realidade da educação no Brasil, percebe-se a necessidade de
um olhar mais atento para o aprimoramento do sistema de ensino, considerando
sua importância para a promoção de uma sociedade mais crítica e reflexiva, que,
consequentemente, tende a ser mais justa, igualitária e humanizada. (Tema:
Desafios da educação no Brasil do século XXI)
DEFINIÇÃO – ESTA É UMA FORMA SIMPLES E INTERESSANTE DE INICIAR O TEXTO:
DEFININDO, OU SEJA, EXPLICANDO O ASSUNTO.
Exemplo:
Define-se
como sedentário o indivíduo que não pratica atividades físicas no seu
cotidiano. Doenças como obesidade, diabetes, aumento do colesterol e problemas
cardíacos são algumas das que podem aparecer como consequência deste mau
hábito. (…) (Tema:
Sedentarismo: o grande mal do século?)
EXEMPLIFICAÇÃO – NESTE CASO, VOCÊ INICIA O TEXTO COM ALGUM DADO
ESTATÍSTICO, UMA NOTÍCIA OU LEI. PODE SER, TAMBÉM, UM CONHECIMENTO DE MUNDO QUE
DIZ RESPEITO AO TEMA.
Exemplo:
Segundo
a Constituição Federal de 1988, no seu artigo 196, é dever do Estado garantir o
acesso à saúde, bem como é responsável pelas medidas públicas para zelar pelo
bem-estar físico de todos os cidadãos brasileiros. Assim, faz-se necessário que o
Poder Público atente-se para o sedentarismo enquanto situação que põe em risco
a saúde de milhares de cidadãos do país. (Tema: Sedentarismo: o grande mal do
século?)
ALUSÃO HISTÓRICA – NESTE MODELO DE INTRODUÇÃO, VOCÊ APRESENTA UM
FATO HISTÓRICO QUE REMETE AO TEMA E COMPARA-O À DISCUSSÃO NA ATUALIDADE. O ENEM
COBRA DO ESTUDANTE A CAPACIDADE DE DEMONSTRAR CONHECIMENTOS DE MUNDO E UM BOM
REPERTÓRIO SOCIOCULTURAL. PORTANTO, ESTA ALTERNATIVA É UMA BOA FORMA DE DAR
CREDIBILIDADE À SUA ARGUMENTAÇÃO.
Exemplo:
A
intolerância religiosa é um problema recorrente na história da humanidade. Na Idade
Média, por exemplo, os Tribunais do Santo Ofício – também chamados de
Inquisição – julgavam e condenavam as pessoas que não acreditavam na religião
católica. Apesar de o Brasil ser um país laico, tem-se, atualmente, um contexto
análogo a essa situação: ainda persistem os casos de discriminação e
preconceitos sofridos por algumas religiões. Sendo assim, encontrar caminhos
para combater a intolerância religiosa, no Brasil, é um desafio que precisa ser
enfrentado pela sociedade civil e pelo Estado. (Tema: Caminhos para combater a
intolerância religiosa no Brasil)
AFIRMAÇÃO OU DECLARAÇÃO INICIAL– NESTE CASO, VOCÊ FAZ UMA
ESPÉCIE DE DECLARAÇÃO SOBRE O ASSUNTO LOGO NO INÍCIO. ESCOLHA UMA FRASE DE
IMPACTO, MAS QUE NÃO SEJA EXAGERADA. O OBJETIVO É CHAMAR A ATENÇÃO DO LEITOR,
POR EXEMPLO, COM UMA AFIRMAÇÃO CRÍTICA.
Exemplo:
O Brasil é
uma nação historicamente machista e violenta, o que é perceptível ao
analisarmos a persistência das agressões contra as mulheres mesmo depois das
recentes medidas legais. (…)
(Tema: A persistência da violência contra a mulher)
COMPARATIVA – NESTE MODELO DE INTRODUÇÃO, VOCÊ PODE COMPARAR O TEMA COM ALGO
SEMELHANTE OU OPOSTO AO QUE SE DISCUTE.
Exemplo:
Os Estados
Unidos, referência em desenvolvimento tecnológico, são um bom exemplo de que a
educação de qualidade e com a valorização adequada gera bons frutos. Em contrapartida, no Brasil a
realidade tem sido bem distinta. O baixo piso salarial dos professores
explicita essa falta de reconhecimento aos profissionais da educação. Tal desvalorização
é fruto de baixos investimentos governamentais, aliado ao passado histórico
brasileiro. (Tema: O histórico desafio de valorizar o professor)
VAMOS EXERCITAR?
1. Produza, no caderno de REDAÇÃO, um parágrafo de introdução seguindo um dos modelos estudados acima. O tema fica a seu critério.
PRODUÇÃO DA INTRODUÇÃO (definição)
________________________________________________________________________________________________________________________________________
PRODUÇÃO
DA INTRODUÇÃO (declaração inicial)
__________________________________________________________________________________________________________________________
PRODUÇÃO
DA INTRODUÇÃO (alusão histórica)
_____________________________________________________________________________________________________________________________
PRODUÇÃO
DA INTRODUÇÃO (citação)
ESTRUTURA DO DESENVOLVIMENTO
TIPOS DE PARÁGRAFOS ARGUMENTATIVOS
Sabemos que para desenvolver bem um
texto é preciso compreender e escolher estratégias argumentativas. Elas
influenciam na capacidade de convencimento do leitor de que suas ideias são
válidas, portanto, é algo importante de ser estudado. A seguir, listamos alguns tipos de estratégias argumentativas para
você usar na redação.
Antes de abordá-las, é importante
esclarecer que ARGUMENTO é diferente
de ESTRATÉGIA
ARGUMENTATIVA. O argumento, que é individual e pautado em
sua opinião e em seu conhecimento, pode ser desenvolvido por meio das
estratégias argumentativas, que vamos estudar agora.
Ao definir quais argumentos você tem para defender um
determinado tema, seja por argumento de autoridade (sustentado por informações
de especialistas), provas concretas (respaldadas por dados e estatísticas) ou
analogias (apostando na ideia de igualdade de situações), é necessário, então,
organizar de que
forma isso poderá ser escrito na redação.
·
EXEMPLIFICAÇÃO
Nessa estratégia, você deve colocar um
exemplo específico como foco principal do parágrafo e desenvolvê-lo com o
propósito de justificar o tópico. Esse exemplo deve ser, preferencialmente, de
conhecimento geral.
Alguns operadores argumentativos para
esse tipo de parágrafo: para
contextualizar, por exemplo, a exemplo de, a título de exemplificação, como
acontece no caso.
Veja um exemplo:
“Em 2013, milhares de manifestantes
ocuparam as ruas da capital de São Paulo em reivindicação por melhorias e
redução dos preços dos transportes públicos. Nota-se como fatores
socioeconômicos também são responsáveis pelos casos. A Revolução
Francesa, por
exemplo, é considerada o símbolo de “liberdade, igualdade e
fraternidade”, visto que mobilizou as camadas sociais infladas da crise
econômica no respectivo país. Assim, é evidente que a política externa e
interna influenciam na quantidade de manifestações ocorrentes.”
·
ENUMERAÇÃO
Nesse tipo de parágrafo, o candidato
cita os vários argumentos que possui sobre o assunto, um a um, de modo a,
literalmente, enumerar uma série de fatos que comprovam a relevância do que
está sendo discutido. É importante que a tese explicite bem que haverá uma
ordem de ideias no desenvolvimento, citando, por exemplo, que há dois
problemas, e destrinchando-os em parágrafos diferentes.
Alguns operadores argumentativos para
esse tipo de parágrafo: em
primeiro lugar, primeiramente, além disso, ademais, outro fator importante.
Veja um exemplo:
“Em primeiro lugar, é imprescindível
ressaltar como a carência de medidas públicas gera a ocorrência de tal problema
em sociedade. De acordo com Jürgen Habermas, filósofo alemão, para que haja a
comunicação plena e o acordo de interesses deve-se existir o agir comunicativo.
No entanto, manifestações populares que possuem o objetivo de reivindicar
direitos e melhorias são menosprezadas por parte da população e dos políticos,
devido à ocorrência de destruição e badernas realizadas por malfeitores que não
integram os movimentos.”
·
ANALOGIA E COMPARAÇÃO
Ao desenvolver o parágrafo por
analogia e comparação, duas ideias são apresentadas e ressaltam-se as
semelhanças e/ou diferenças entre elas, por exemplo. Aqui, os operadores
argumentativos são essenciais.
Alguns operadores argumentativos para
esse tipo de parágrafo: igualmente,
como se, da mesma forma, bem como, assim também, assim como, do mesmo modo,
tanto quanto, semelhantemente acontece com/quando.
Veja um exemplo:
“Semelhantemente, essas mesmas autoridades
possuem interesses financeiros na má alimentação dos brasileiros. Conforme
Marx, em um mundo capitalizado, a busca pelo lucro ultrapassa valores éticos e
morais. Nesse sentido, as grandes empresas alimentícias vendem a imagem dos
seus produtos atrelados à felicidade e à realização pessoal, quando, na maioria
das vezes, essas mercadorias são responsáveis pela degradação da saúde do
consumidor. Ainda, de acordo com dados da UnB, as propagandas dessas indústrias
induzem a uma má alimentação e atingem fortemente o público infantil.”
·
CAUSAS E CONSEQUÊNCIAS
Muito comum como estratégia
argumentativo, nesse modelo você apresenta os motivos, os porquês, as razões de
um determinado problema acontecer e, em seguida, as consequências, os
resultados e os desdobramentos.
Alguns operadores argumentativos para
esse tipo de parágrafo: porque,
já que, visto que, graças a, em virtude de, como reflexo disso, com efeito,
assim, consequentemente.
Veja um exemplo:
“É importante pontuar, de início, a
omissão do meio acadêmico quanto à má alimentação dos jovens. À guisa de Kant,
o ser humano é tudo aquilo que a educação faz dele. As escolas brasileiras,
entretanto, negligenciam a saúde dos estudantes ao não instruí-los sobre os riscos
da obesidade e as formas de preveni-la. Como reflexo de uma população
ignorante frente aos hábitos alimentares ideais, 8,4% dos adolescentes são
obesos e mais de 30% das crianças apresentam excesso de peso, segundo pesquisa
recente do Ministério da Saúde.”
·
ALUSÃO HISTÓRICA
Essa estratégia argumentativa envolve
cronologia, ou seja, tempo e espaço. Você precisa saber abordar um fato
histórico referente ao assunto em pauta, com datas, locais e fatos
ocorridos.
Alguns operadores argumentativos para
esse tipo de parágrafo: antes,
depois, posteriormente, quando, logo que, assim que, logo após, a princípio, no
momento em que, pouco antes, pouco depois, atualmente, hoje, frequentemente,
nesse meio tempo, sempre que, assim que, desde que.
Veja um exemplo:
“Em primeira instância, cabe destacar
o panorama histórico-político da segurança pública que influi em seu perfil
hodiernamente. Na
época do período militar, acentuou-se o esfacelamento de
uma sociedade democrática em virtude da doutrina de segurança nacional, uma
lógica puramente autoritária de conduta. Os modelos e as ações de segurança
pública limitavam-se à contenção social, com o uso da força e de armas para a
repressão. Contudo, essa ótica é perceptível no comportamento das ações
policiais que são enfatizadas pelo terror e violência. Um exemplo que permite
ilustrar isso, foi a ocupação militar da comunidade da Rocinha, no Rio de
Janeiro, marcada pelas guerras entre traficantes e os próprios policiais,
ceifando centenas de vidas inocentes no meio do conflito.”
·
CONTRAPOSIÇÃO
Aqui você pode contestar uma ideia,
por exemplo, afirmando como algo acontece e em seguida dizendo o porquê de não
funcionar. Podem ser mostradas duas perspectivas diferentes sobre um mesmo
argumento, denotando um contraste de opiniões.
Alguns operadores argumentativos para
esse tipo de parágrafo: mas,
porém, todavia, contudo, entretanto, no entanto, senão, embora, ainda que,
mesmo que, mesmo quando, apesar de que, se bem que, não obstante, etc.
Veja um exemplo:
“Outrossim, é importante destacar o
papel da educação no combate a essa situação, já que, assim como preconizado
pelo educador brasileiro Paulo Freire, se a educação não pode transformar uma
sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda. Tal pensamento evidencia o poder
transformador da educação. No
entanto, a educação oferecida no Brasil pelo sistema público
ainda não é expansiva e de qualidade, principalmente, em comunidades carentes,
na qual muitos jovens acabam recorrendo ao mundo da criminalidade, aumentando
os índices de violência e prejudicando o sistema público de segurança.”
·
ARGUMENTO DE AUTORIDADE
No livro didático X, as personagens que praticam boas ações são sempre ilustradas como loiras de olhos azuis, enquanto as más são sempre morenas ou negras. Podemos dizer que o livro X é racista, pois, segundo o antropólogo Kabengele Munanga, do Museu de Antropologia da USP, “ilustrações que associam traços positivos apenas a determinados tipos raciais são racistas.”
·
ARGUMENTO DE PROVA CONCRETA
É extremamente eficiente se utilizado com
correção, pois aparece em forma de dados estatísticos, leis, definições do
dicionário, fatos de conhecimento público, entre outros. Dá força e
consistência à ideia defendida, uma vez que se baseia na realidade.
Alguns
operadores argumentativos para esse tipo de parágrafo: cerca de, das/dos quais, apenas,
quase, só, somente, mais de, menos de, segundo, de acordo
com, conforme.
Segundo pesquisa do IBGE, cerca de 50% dos adolescentes até 15 anos já ingeriram pelo menos uma dose de bebida alcoólica. Na mesma pesquisa, observou-se que o uso é maior entre as meninas (51,7%) do que entre os meninos (48,7%) e, ainda, que na rede pública encontram-se a maioria dos consumidores dessa droga lícita – 22% contra 17% dos alunos das escolas particulares. (www.veja.abril.com.br)
VAMOS EXERCITAR?
Entre os parágrafos que podem estruturar o desenvolvimento de um texto
dissertativo argumentativo, podem ser usadas as seguintes estratégias
argumentativas:
a) exemplificação;
b) comparação;
c) enumeração;
d) causa e consequência;
e) Argumento de prova concreta;
f) Alusão histórica;
g) Argumento de autoridade.
1. Identifique, nos exemplos abaixo, o tipo de
desenvolvimento de texto dissertativo:
1. ( ) Conforme o jornalista
Nelson Hoineff, “o que a televisão tem de mais fascinante para quem a faz é o
que ela tem de mais nocivo para quem a vê: sua capacidade aparentemente
infinita de massificação”. De fato, mais de 80% da população brasileira tem a
televisão como principal fonte de informação e referência, segundo pesquisa da
USP (2009).
2. ( ) A televisão, apesar das
críticas que recebe, tem trazido muitos benefícios às pessoas, tais como:
informação, por meio de noticiários que mostram o que acontece de importante em
qualquer parte do mundo; diversão, por meio de programas de entretenimento
(shows, competições esportivas); e cultura, por meio de filmes, debates,
cursos.
3. ( ) Enquanto países, como
Inglaterra e Canadá, têm leis que protegem as crianças da exposição ao sexo e à
violência na televisão, no Brasil, não há controle efetivo sobre a programação.
Por isso não é de surpreender que muitos brasileiros estejam defendendo alguma
forma de censura sobre a televisão.
4. ( ) No Brasil, são muitos os
casos de violência contra a mulher, como o que envolveu a adolescente Eloá, de
15 anos. Ela foi submetida a cárcere privado e assassinada por seu ex-namorado.
5. ( ) “As queimadas sem
controle estão provocando prejuízo no Maranhão. O tempo seco e o vento ajudam a
espalhar o fogo. As labaredas alcançam a copa das palmeiras e avançam pelas
pastagens.” (www.g1.globo.com – 21/10/2008)
6. ( ) Quem assiste à TV hoje talvez nem imagine que seu compromisso inicial,
quando chegou ao país, há pouco mais de meio século, fosse com educação,
informação e entretenimento. Não se pode negar que ela evoluiu – transformou-se
na maior representante da mídia, mas em contrapartida esqueceu-se de educar,
informa relativamente e entretém de maneira discutível.
7. ( ) A violência contra a mulher
no Brasil tem apresentado aumentos significativos nas últimas décadas. De
acordo com o Mapa da Violência de 2012, o número de mortes por essa causa
aumentou em 230% no período de 1980 a 2010. Além da física, o balanço de 2014
relatou cerca de 48% de outros tipos de violência contra a mulher, dentre esses
a psicológica. Nesse âmbito, pode-se analisar que essa problemática persiste
por ter raízes históricas e ideológicas.
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